TEMA

 

Para a edição de 2020, o tema escolhido é Inteligência Artificial que deverá ser abordado em uma das seguintes linhas de pesquisa:

1. Inteligência Artificial e Internet das Coisas

  • Tratamento de dados coletados por sensores inteligentes para melhoria da eficiência produtiva.

2. Inteligência Artificial e Ambiente Rural

  • Agricultura de precisão, monitoramento meteorológico, controle de pragas, nutrição e saúde animal, tomada de decisão para colheita ou abate.

3. Inteligência Artificial e Saúde

  • Monitoramento e prevenção de doenças crônicas; combate e controle de doenças infectocontagiosas, endemias, epidemias e pandemias; prevenção ao suicídio; envelhecimento da população (monitoramento de riscos e melhoria da qualidade de vida).

4. Inteligência Artificial e Cidades

  • Inteligência Artificial na melhoria de segurança pública: cidades inteligentes; controle de tráfego e mobilidade urbana; gestão eficiente de recursos, eficiência energética e saneamento básico; alertas climáticos; melhoria da qualidade de vida da população.

5. Inteligência Artificial e Indústria

  • Melhoria de processos e eficiência produtiva; indústrias inteligentes; monitoramento de barragens e ativos de mineração; prospecção de petróleo e recursos minerais.

6. Ética e Inteligência Artificial

  • Estratégias para identificar e reduzir a presença e influência de vieses humanos em algorítimos e modelos de Inteligência Artificial; limites para a aplicação de Inteligência Artificial.